Praça da Purificação
HISTÓRIA DA CIDADE
A região era habitada pelos índios Caetés, Pitiguaras e Carijós. Em 1557, às margens do rio Traripe, próximo ao mar, começaram a surgir novos povoados que dariam origem ao que conhecemos hoje como Santo Amaro da Purificação.
TURISMO
A cidade é cercada de belíssimas cachoeiras e cascatas, muito procuradas por visitantes de todo o mundo. Além da imensidão de belezas naturais, o lugar preserva imponentes edificações antigas. A capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso foram as primeiras construções do que viria a ser a área urbana da cidade.
Principais Pontos Turísticos Cachoeiras Mãe D´água e da Vitória Rappel na Cachoeira do Urubu
Na Cachoeira Mãe D’água, também chamada de Cachoeira do Urubu, cinco quedas dágua se sucedem entre paredes e a mata – a principal tem cerca de 50 metros de desnível. A aventura está garantida antes e durante a cachoeira. Atrações não faltam: TOBOGÃS, SALTOS, TREKKING E CASCADING NO CANYON ao logo do rio Sergi, que tornam o LOCAL PARAÍSO DOS ESPORTES RADICAISocal o paraíso dos esportes radicais.
O acesso é pela via férrea que liga Santo Amaro a Cachoeira, em uma caminhada de 10 km. Se preferir, solicite um pirulito na Prefeitura de Santo Amaro para andar pelos trilhos. Mesmo procedimento se quiser a companhia de um guia. No caminho, o povoado de Barro Vermelho, remanescente de um quilombo, traz à tona um pouco da história da cidade.
Como chegar: o Espaço Cultural Lucky 33, um bar-lanchonete de onde se avista o começo da linha de trem, funciona como ponto de partida e chegada dos trilheiros. À altura do quilômetro 88, a trilha segue pelo Rio Sergi até a cachoeira.
Uma outra trilha, beirando a margem direita do Rio Vitória, leva até a Cachoeira de mesmo nome. Os mais aventureiros podem seguir pelo leito do rio.


